Política

Projeto regulamenta atividade do Guia de Turismo no RN

Por em 23 de novembro de 2015 às 17:43:05

O turismo constitui uma das mais importantes atividades da economia do Rio Grande do Norte. Foi sob essa justificativa que o deputado Ricardo Motta (PROS) apresentou Projeto de Lei que pretende regulamentar a atividade de Guia de Turismo no Estado.

“É muito importante assegurar a qualidade e profissionalização dos serviços prestados na área. Segundo informações do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado, estima-se a existência de quase 800 profissionais. A atividade dos guias regionais de turismo é regulamentada por Lei Federal. No entanto, não há a aplicação da referida legislação”, argumenta o parlamentar no encaminhamento do Projeto de sua autoria.

De acordo com Ricardo Motta, apesar de ser a única profissão regulamentada no turismo brasileiro, há dificuldade de fiscalizar e coibir ações clandestinas nesse setor. Por isso, é necessário regulamentar a atividade dos guias de turismo no âmbito dos estados, para que a fiscalização fique a cargo do Executivo Estadual.

“O atual cenário no Rio Grande do Norte, segundo o Sindicato da categoria, é, infelizmente, um dos piores possíveis. Profissionais que investiram em suas formações estão descrentes tanto do segmento quanto dos gestores públicos, diante do crescimento de prestação de serviços por pessoas inabilitadas e não credenciadas”, reforça Ricardo.

O deputado é de opinião que a atividade do turismo para ser promovida de modo sustentável deve ser feita de forma profissional. “O guia regional de turismo torna a experiência do turista no Estado mais segura pelas orientações e informações que oferece sobre passeios, roteiros, lugares para comer e comprar artesanato e acesso a serviços de saúde”, conclui o parlamentar.

Com informações da ALRN

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO