Política

Liberação da Fosfoetanolamina deve ser discutida com Ministros

Por em 24 de fevereiro de 2016 às 08:46:07

A deputada federal Zenaide Maia, integrante do Grupo de Trabalho (GT) da Fosfoetanolamina (componente eficaz no tratamento do câncer), participou nesta terça-feira (23) de mais uma reunião sobre a necessidade do encontro do GT com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello e Marco Aurélio Mello em audiência.

Ambos são os relatores de duas ações cautelares em trânsito no STF que poderão influenciar processos movidos pelos pacientes em busca do acesso à substância conhecida como “pílula do câncer”.

O Grupo, coordenado pelo deputado Arlindo Chinaglia, reiterou hoje em reunião a necessidade de reunir relatos de pacientes com câncer para mostrar que a Fosfoetanolamina Sintética pode ser eficiente.  Os parlamentares querem defender o direito dos pacientes com câncer de decidirem se querem ou não tomar a substância que não é reconhecida como medicamento.

“O grupo busca saber o andamento de duas pesquisas pré-clínicas que compõem a primeira etapa necessária rumo à licença na Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explica a deputada Zenaide Maia.

A data da reunião com os ministros do STF ainda não foi marcada.

Estiveram presentes, além da deputada Zenaide Maia, os deputados Flávio Nogueira (PDT-PI), Adelmo Carneiro Leão (PT-MG), Leandre (PV-PR), Paulo Folleto (PSB-ES), Carmen Zanotto (PPS-SC) e Diego Garcia (PHS-PR).

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO