Política

Garibaldi alerta que sem chuvas e transposição semiárido poderá ter situação complicada

Por em 3 de março de 2016 às 07:13:49

“Estamos diante de uma tragédia anunciada: se não chover e se a transposição não for concluída até o final do ano, vamos enfrentar uma situação bastante complicada na região do semiárido nordestino”.

A declaração foi feita pelo senador Garibaldi Filho, da tribuna do Plenário, durante pronunciamento no qual registrou a visita de uma caravana organizada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) às obras do eixo norte do projeto de integração do Rio São Francisco.

Integrada por representantes da igreja católica, de universidades e de organizações da sociedade civil, a comitiva também contou com as presenças de técnicos de vários órgãos do governo federal, como ministérios da Integração Nacional, do Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento Agrário.

Segundo Garibaldi Filho, apesar de o Nordeste ter vivenciado um certo alívio – em virtude de chuvas que caíram nos dois primeiros meses do ano – a situação ainda é calamitosa.

“Essas chuvas proporcionaram ao sertanejo apenas que ele alimentasse seus animais e produzisse alimentos básicos para a própria subsistência, como o feijão e a mandioca, mas não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios da região”, explicou o senador pelo Rio Grande do Norte.

Alguns dos principais reservatórios da região, como o Castanhão (Ceará), o Sistema Coremas-Mãe d’Água (Paraíba) e Barragem Armando Ribeiro Gonçalves (Rio Grande do Norte) não superaram a marca de 20% de armazenamento de água do total da sua capacidade. Garibaldi Filho sugeriu aos demais senadores nordestinos a bancada se uma para pressionar o governo a liberar os recursos necessários para que a transposição possa ser concluída até o final de 2016.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO