Política

Zenaide Maia defende SUS em debate na Comissão de Seguridade Social e Família

Por em 18 de maio de 2016 às 15:32:25

Na manhã desta quarta-feira (18) durante audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF, da qual a deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) é integrante, um dos assuntos polêmicos discutidos foi à proposta em redimensionar o acesso universal à saúde proporcionado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), feita pelo novo Ministro da Saúde durante entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

A deputada Zenaide Maia foi uma das que se posicionou totalmente contra e durante sua fala fez questão de defender o SUS. “A gente tem que lutar pelo SUS. Resolver alguns problemas, mas não podemos quebrar vinte anos da universalidade do SUS. Se a gente acha que a saúde não está bem, imagine se a pessoa que precisar usar o SUS ter que provar que não pode pagar? Isso não existe!”, defendeu Zenaide.

O ministro explicou, em nota oficial enviada ao jornal, que a solução do financiamento do SUS está condicionada a uma reforma na Previdência Social. O ministro foi o relator do Orçamento de 2016 e argumentou que, atualmente, a Previdência consome 50% da arrecadação federal, o que, segundo ele, compromete de forma direta as demais áreas sociais.

A ausência do ministro da Saúde, Ricardo Barros, à reunião da Comissão Seguridade Social e Família provocou críticas de manifestantes e de deputados. A audiência foi convocada para que o ministro apresentasse as prioridades da pasta.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO