Gerais

Projeto de recuperação da ACEU é aprovado na Lei Câmara Cascudo

Por em 17 de junho de 2016 às 08:03:49

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deu um passo significativo para o resgate da Associação Cultural e Esportiva Universitária (ACEU). O projeto de restauração e reforma do prédio foi aprovado pela Comissão Estadual de Cultura.

Com isso, a UERN fica autorizada a captar recursos da ordem R$ 1 milhão, por meio da Lei Câmara Cascudo, de incentivo à Cultura. A autorização já foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e a partir de agora a instituição irá procurar patrocínio.

“O projeto recebeu o certificado de enquadramento e sendo assim, estamos aptos a captar recursos junto aos contribuintes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICSMS), dentro da Lei Câmara Cascudo”, esclarece o Pró-Reitor de Extensão, professor Etevaldo Almeida, adiantando que essa é a primeira vez que o projeto da ACEU será beneficiado pela Lei Câmara Cascudo.

O reitor Pedro Fernandes considera essa mais uma importante etapa para a revitalização da Associação Cultural e Esportiva Universitária e lembra que o projeto ganha essa dimensão a partir da conquista da titularidade do imóvel que antes pertencia ao Clube Ipiranga.

“Trabalhamos desde o começo da nossa gestão pelo processo de dissolução do Clube para comprovarmos a titularidade e buscarmos recursos para recuperar a ACEU”, argumentou Pedro Fernandes, apontando esse como um resultado positivo dessa conquista.

A UERN também está buscando incluir a ACEU no programa RN Sustentável, que é financiado pelo Banco Mundial.

A proposta é ofertar um espaço universitário aberto ao público para participação em cursos, oficinas, encontros e outros eventos.

FESTUERN

Outro grande incentivo cultural do Governo do Estado para a UERN, através da Comissão Estadual de Cultura, que é presidida pela professora Isaura Amélia Rosado, foi a inclusão do Festival de Teatro da Universidade – FESTUERN, na Lei Câmara Cascudo.

Tendo como responsável a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte, a UERN poderá se habilitar a patrocínios de mais de R$ 212 mil, na lei de incentivo à cultura.

O FESTUERN será realizado em outubro e a 12ª edição do Festival tem como tema “ O teatro do bem viver: saúde, arte e educação”. Serão homenageados cidadãos e profissionais nas áreas de saúde e arte-educação que venham desenvolvendo iniciativas significativas para o combate das epidemias provocadas pelo mosquito Aedes aegypti e os cuidados com o ambiente.

Participarão 30 escolas da rede pública (Estaduais e municipais). A comissão pedagógica inicia na próxima semana visita às escolas para mobilizar os grupos que irão participar do FESTUERN.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO