Guamaré

Guamaré garante direitos na realização do I Fórum da Pessoa Idosa

Por em 27 de junho de 2016 às 08:32:16

DSC_0104-3

Aconteceu nesta quarta-feira (22) o I Fórum da pessoa Idosa, iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa-CMDI.

As discussões no I Fórum tiveram como exposição um ciclo de debates, com o Tema: A Gestão Municipal na Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa, iniciado pela Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues abordando a política de Assistência Social voltada para os idosos no âmbito do município.

Ela destacou a importância do Sistema Único de Assistência Social- SUAS, na proteção básica (CRAS) e média complexidade (CREAS), pelo qual todos os serviços foram implantados de acordo com a Norma Operacional da Política Nacional de Assistência Social e cobertura das demandas apresentadas pela secretária através de dados estatísticos de fontes oficiais.

Os dados são importantes e que vem sendo priorizado no planejamento das ações que estão sendo geridas na área social, assim efetivando os direitos da pessoa idosa instituídos no Estatuto do Idoso.

Em seguida, a presidente do Conselho Estadual Adna de Souza trouxe para o Fórum o Papel dos Conselhos do Idoso na Promoção da Cidadania, apontando a responsabilidade dos conselheiros na fiscalização dos serviços.

Também fez referência a questão da violência contra os idosos que vem crescendo no País e que precisam ser denunciadas, como também destacou que aprendeu muito na fala da apresentação da Secretária Marisa quanto aos dados estatísticos dos idosos de Guamaré e os serviços já implantados e que estava feliz de ter encontrado em Guamaré um Conselho do Idoso organizado e estruturado.

Na última parte do evento, o Promotor de Justiça, doutor Paulo Pimentel, fez uma brilhante retrospectiva da constituição Federal enfatizando a democracia participativa, os conselhos de direito como autônomo, consultivo, deliberativo e executivo, tomando como foco os direitos individuais, indisponíveis e consagrados. Ressaltou ainda da honra de estar participando do Fórum e da grande presença dos idosos e que fez questão de participar e contribuir com sua presença.

O evento contou com a participação dos idosos acompanhados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a Presidente, Jaciane Capistrano e os membros conselheiros do CMDI, técnicos, o vereador Ednor Albuquerque, secretários de Articulação Fabricio Morais representando o Senhor Prefeito Hélio Willamy, a secretária de Esporte, Larissa Mayara, a Secretaria de Assistência Social, Marisa Rodrigues, a Presidente do Conselho Estadual e Coordenadora dos Direitos Humanos e Defesa das Minorias, Adna de Souza Martins e o Promotor de Justiça da comarca de João Câmara, o Dr. Paulo Pimentel.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO