Angicos

“Eles passarão, eu passarinho”!!!

Por em 23 de agosto de 2016 às 13:39:44

A Deus, devo satisfação. A minha mãe, idem. Aos demais, o respeito, quando merecem. Quando não, o desprezo. A outros, por consideração, informações, que, é este o objetivo desta postagem, e, obviamente, deste Blog, que é informar.

Com isso, quero dizer, que eu Aclecivam Soares, fui um admirador nato do então vereador Deusdete Gomes, desde que cheguei a cidade de Angicos, levado por seu irmão, hoje meu amigo, jornalista Júnior Gomes, que estava fundando um jornal.

Jornal este que circulou por 16 anos, quando muitos diziam que não passava de cinco edições.

Pois bem, voltando ao objetivo desta, quando o vereador Deusdete Gomes deixou o PMDB, ele mesmo dizia, sem pedir segredo que tinha sido expulso do partido. Isso não é crime. E sair ou ser enxotado, como ele foi, faz parte da política, as vezes perversa.

Após o fato, Deusdete vem com projeto próprio, para ser prefeito. Empresário, pessoa bem relacionada com a sociedade angicana, um homem de família humilde, simples, trabalhadora e respeitada.

Preenchia todos, ou mais, os requisitos para um bom candidato. Trazia um discurso inovador, mostrando porque seria o melhor para Angicos. Porém, o eleitor não entendeu sua mensagem.

Foi achincalhado. Tanto ele quanto sua família após ser derrotado nas urnas. Talvez, isso ele não tenha esquecido.

Renitente (sua palavra preferida), saiu candidato a prefeito mais uma vez. Novamente, discurso de ser o novo na política, de valorização do emprego, da renda. Mais uma vez não funcionou.

Saiu de cabeça baixa, mas não baixou a cabeça com a derrota. Continuou a fazer política, a empregar os angicanos. Muitos, inclusive, que hoje estão com ele, chegaram a usar as mídias sociais, como o “finado” Orkut, para dizer que Deusdete se aproveitava dos empregos que dava, pois, através dos empregados é que ele estava lucrando.

A primeira disputa de Deusdete Gomes foi contra Clemenceau Alves, que tinha como vice o médico Ronaldo. Ouvia-se, inclusive de muitos que hoje estão achando Deusdete cheiroso, que não era a ora dele ser prefeito e, também, porque não era Alves.

O que hoje – porque na primeira eleição não existia tanto -, existe de agravante contra o candidato Deusdete Gomes, são meia dúzia de pessoas, que até podem ser classificadas como “guerreiros” ou “guerreiras”, que, na verdade, estão mais para “maria espalha brasa”. Ou seja, Deusdete consegue 5 votos, e as “marias”, o fazem perder 10.

Pra mim, Deusdete não mudou. Continua sendo aquele mesmo empregador desde que o conheci, de barba, de voz firme, e, inclusive, merecedor de ser prefeito do município de Angicos. Quero dizer, que continua merecendo.

Repito, em minha visão, Deusdete já era para ter sido prefeito de Angicos e, acredito, que a cidade perdeu em não ter o elegido. Mas, como frisei acima, o eleitor não o elege porque teme eleger uma pessoa e outra mandar.

Isso é novidade? Não. Ele sabe disso, e muitos que o rodeiam também, porém, puxa-sacos não vão falar a verdade. Uns temem dizer, outros preferem calar ou balançar a cabeça concordando com o “chefe”.

Não saiu de Aclecivam Soares, por exemplo, palavras de que Deusdete era ladrão, que Deusdete era isso ou aquilo outro. Carapuça alguma sendo jogada pra cima vai cair em minha cabeça. De outro norte, tenho muitas dúvidas.

Eu não mudei de opinião. Diferentemente de muitos que o criticavam, que falavam tanto do político quanto da pessoa Deusdete. Mas, político ou política é assim mesmo, muitos gostam dessas coisas.

Todavia, pecar pela repetência de erros, os mesmos, por sinal, e pelo excesso de puxa-sacos que defendem por defender e, sequer, sabem o ligam uma coisa à outra, é atirar contra o próprio pé.

Por exemplo, não se deve esquecer que Deusdete Gomes é vice-prefeito da cidade de Angicos nas duas últimas eleições. Quer queira ou não, a sua imagem está atrelada ao do prefeito.

E não venham dizer que vice não manda ou não faz nada, porque é conversa fantasiosa. Se vice não fizesse ou não “mandasse” em nada, não se teria tal figura. Ela só é decorativa quando quer, e Deusdete nunca foi decorativa, ele sempre agiu com ações, embora sem contar com apoio da Administração Municipal, mas quem estava fazendo as ações? O vice-prefeito Deusdete Gomes.

Quer dizer então que quando faz ações próprias é o vice, mas quando não faz é porque o prefeito não deixou ou não deu oportunidade?

O tempo hoje é outro, as pessoas não estão mais no “chicote” ou no “cabresto”. O eleitor é sábio, o eleitor mudou. Só quem não consegue mudar são alguns candidatos e seus puxa-sacos.

Deusdete, você merece ser prefeito de Angicos, mas caso não atualize sua maneira de fazer política e de escolher seus “soldados”, sua vitória, – embora possa acontecer nesta eleição -, vai continuar se distanciando.

Finalizando, utilizo uma frase “Eles passarão, eu passarinho”, de Mário Quintana, um dos maiores escritores do Brasil, utilizada como a antítese humanista, do grito de guerra da revolucionária espanhola, de La Passionista, Dolores Ybarruri, que durante a sangrenta Guerra Civil que enlutou a Espanha, dizia sobre o avanço dos facistas: “Não passarão!”.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO