Guamaré

Beneficiários das unidades habitacionais de Baixa do Meio participam de reunião do CRAS

Por em 8 de agosto de 2017 às 19:30:59

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Baixa do Meio, nos dias 02 e 03/08/2017, reuniu os beneficiários contemplados com as unidades habitacionais do referido distrito para expor o Projeto Técnico Social que será desenvolvido junto a estes beneficiários para oportunizar a construção de conhecimentos que fortaleçam o desenvolvimento da autonomia cidadã, associada à consciência da coletividade implementando assim, uma significativa melhoria na qualidade de vida das pessoas que vivem em comunidade.

O CRAS apresentou aos beneficiários propostas de ações que deverão ser atingidas no decorrer dos encontros, os quais ocorrerá mensalmente, estimulando a ampliação dos espaços de participação coletiva, a fim de favorecer o desenvolvimento do potencial comunitário reforçando os laços já existentes, bem como descobrindo e revelando novos.

Por meio da participação comunitária, se estabelece um campo propício para a consolidação de uma cultura de exercícios da cidadania, onde as pessoas ao reconhecerem seus direitos e deveres, passam também a reivindicá-los e de fato exercitá-los.

Para tanto, serão realizadas atividades orientadas pelas técnicas do CRAS, utilizando dinâmicas de grupo que objetivem promover a sociabilidade, a integração e a mobilização dos beneficiários para a vida em comunidade.

Além de orientações sobre: ambiente de moradia sustentável com foco na coletividade, acesso a programas governamentais para o público do Cadastro Único, gestão financeira doméstica e cursos de capacitação profissional.

Também serão direcionadas à integração das crianças e adolescentes filhos dos beneficiários nos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV referenciado ao CRAS, e do acompanhamento da pessoa com deficiência e do idoso nos grupos de referência do SCFV.

Estiveram presentes, além da coordenação e equipe do CRAS, a secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues, o Secretário Adjunto de Obras Jorge Fernandes, Sub Secretário de Obras de Baixa do Meio, José Silva Santos (Dedezinho).

Na oportunidade a Secretária Marisa Rodrigues falou da importância de participação de todos os beneficiários no envolvimento das atividades do CRAS, como também colocou sobre as providências autorizadas pelo prefeito Hélio Willamy sobre os danos a ser reparados pela Prefeitura das casas invadidas, destacando que no momento algumas estão sem condições de habitabilidade, mas que a partir de então a secretaria de obras, estaria assumindo a responsabilidade de manutenção e adaptações necessárias de cada unidade habitacional, e estruturação do projeto de energia junto a COSERN como também afirmou o secretário Adjunto de Obras, o Sr. Jorge Eduardo Fernandes.

O Engenheiro Janilson Ferreira apresentou o mapa de localização e numeração de cada casa e juntamente com a equipe técnica do CRAS distribuiu para cada beneficiário do auxílio moradia a localização das suas casas, para que os mesmos passem a fiscalizar, acompanhar o andamento da restauração de cada unidade habitacional junto a equipe da secretaria de Obras.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO