Gerais

Rede Giga Mossoró será lançada nesta terça

Por em 14 de agosto de 2017 às 17:05:43

A rede Giga Mossoró, que irá interligar instituições de ensino superior do município e possibilitar a criação de serviços diversos ligados ao conceito de cidade inteligente, será lançada na tarde desta terça-feira (15).

A nova estrutura consiste em uma rede de fibra ótica de 25 quilômetros que irá conectar a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) – entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)53.

A rede irá ampliar a capacidade de tráfego de dados entre as instituições de ensino e a RNP e viabilizar a criação de parcerias entre as universidades e entidades diversas que possuam projetos para sua utilização.

Os possíveis usos da rede, que dependerão das parecerias firmadas, estendem-se por diversas áreas, podendo ir desde avanços na educação à distância e na troca de informações entre instituições até a adoção de tecnologias como semáforos inteligentes, que analisam e controlam o tráfego.

A implantação da estrutura ficará a cargo da RNP, que investirá em torno de R$ 1,4 milhão no serviço. Já a manutenção da rede, cuja instalação deverá durar cerca de oito meses, ficará a cargo das instituições de ensino superior.

O lançamento da rede, aberto ao público, contará com autoridades e representantes da Prefeitura, Governo do Estado, RNP, instituições de ensino e provedores locais de internet, além de universitários e professores.

Serviço:

Lançamento da Rede Giga Mossoró

Data: 15/08

Horário: 14h

Local: Auditório Amâncio Ramalho – Prédio da Reitoria (Campus Leste da UFERSA)

Endereço: Avenida Francisco Mota, Mossoró

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO