Tibau

Campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos nesta terça em Tibau

Por em 15 de agosto de 2017 às 09:57:23

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Tibau, por meio do Vigilância Sanitária, começa nesta terça-feira, 15 de agosto, e segue até o dia 18 de outubro, a Vacinação Antirrábica 2017, direcionada a cães e gatos, a partir de dois meses de nascidos.

De acordo com Pedro Irenilsn de Souza, coordenador da Vigilância Sanitária, a vacinação será realizada “casa a casa”, sendo importante que os proprietários deixem os animais presos para poder imunizá-los.

A expectativa da equipe é de vacinar aproximadamente 2 mil animais, da zona urbana e rural, sendo que o trabalho será iniciado pela zona rural, começando pela comunidade de Lagoa de Salsa.

RAIVA 

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. O coordenador estadual do Programa de Controle da Raiva, da Secretaria Estadual de Saúde, Francisco Duarte, ressalta que a melhor forma de prevenção é vacinação.

O QUE FAZER EM CASO DE MORDIDA

Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte. O período de incubação é extremamente variável, desde dias até anos, com uma média de 45 dias, no homem, e de 10 dias a 2 meses, no cão.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO