Política

Souza destaca aprovação do Termo de Cooperação para Saúde em Mossoró

Por em 16 de agosto de 2017 às 13:04:58

O deputado Souza (PHS) destacou durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (16), a aprovação do Termo de Cooperação Técnica Financeira entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Secretaria Municipal de Saúde de Natal e Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró. Assunto tem sido tema debatido pelo parlamentar em pronunciamentos e audiência pública e é um pleito também da deputada Larissa Rosado (PSB).

“Esta ação vai devolver a Mossoró a oportunidade de fazer cirurgias eletivas, além de reduzir a superlotação nas demais unidades de saúde e fortalecer a regionalização da saúde”, disse Souza.

Com a aprovação do Termo de Cooperação Entre Entes Públicos (TCEEP) haverá a transferência de recursos do Orçamento Geral do Estado (OGE) da ordem de R$ 11 milhões/ano, além de complementação com recursos da Secretaria de Saúde de Mossoró. A medida viabilizará a realização de diversos procedimentos cirúrgicos em unidades hospitalares situadas no próprio município, de maneira a atender a uma população estimada em mais de 900 mil habitantes de Mossoró, Pau dos Ferros e Vale do Açu.

Na ocasião, Souza cobrou a abertura de leitos de UTI em Mossoró, tema de audiência pública proposta por ele e oportunidade na qual o Governo assegurou para junho a contratualização de dez leitos de UTI com o Hospital Wilson Rosado.

Banco Postal

Ainda durante o pronunciamento, Souza disse que foi criado um grupo de estudos para avaliar a desativação do Banco Postal no Estado. Em alguns municípios, como é o caso de Grossos, essa é a única opção de atendimento aos aposentados, pensionistas e correntistas do Banco do Brasil em relação às ações bancárias.

“Me reuni com o superintendente dos Correios e ele me explicou que há um Termo de Ajuste de Conduta junto ao Ministério do Trabalho que prevê o funcionamento do Banco Postal. Esse é um diferencial do Rio Grande do Norte, por isso torcemos que as unidades continuem funcionando”, disse o deputado.

Adutora em Baraúna

A adutora que vai abastecer a cidade de Baraúna, incluindo as comunidades Campestre, Juremal e Vertentes também foi assunto do pronunciamento do deputado Souza nesta quarta-feira. “O processo de licitação está em fase final. E, espero que a Caern possa iniciar a obra o quanto antes para reduzir os problemas de abastecimento”, salientou.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO