Tibau

Prefeitura de Tibau prepara campanha do “Setembro Amarelo” para combater a depressão e o suicídio

Por em 4 de setembro de 2017 às 16:13:39

Objetivando combater a depressão e o suicídio, as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e Família Acolhedora, respectivamente, realizam este mês a campanha do “Setembro Amarelo”, que terá o tema “Conhecer para prevenir, valorizar a vida”.

De acordo com a psicóloga Vanessa Freitas, coordenadora de Saúde Mental, a ação visa combater, principalmente, a depressão e o suicídio, uma vez que, essa doença vem afetando muitas pessoas, nos municípios, Estado e no Brasil como um todo, fazendo com que as pessoas percam o tem de mais importante: a vida.

A psicóloga relata que este problema de saúde pública é causado, notadamente, pelo desconhecimento das pessoas sobre as causas do suicídio e os tratamentos para evitar que ele aconteça.

“Muitas vezes, familiares e amigos não reconhecem os sinais de que alguém da família ou próximo a ele está na iminência de tirar a vida. Aliás, na maioria das vezes, a própria vítima não entende que precisa de ajuda e acaba se afundando cada vez mais em uma solidão desesperadora. Por isso, que é preciso sobre suicídio e discutir a depressão amplamente e abertamente”, diz a psicóloga Vanessa Freitas

A psicóloga lembra que se torna difícil ajudar alguém que não demonstra passar por algum problema e que acha que o problema que enfrenta é comum. “Como podemos então oferecer ajuda a quem precisa, se nós não sabemos identificar os sinais e muitos menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada”?, questiona.

Para Vanessa Freitas, a campanha é muito importante para toda população de Tibau, pois é um método de conhecer, prevenir, valorizar a vida e orientar as famílias de um modo geral sobre o que a depressão pode causar no meio da sociedade.

“Sabemos de muitas pessoas que já foram vítimas da depressão, que não é ‘frescura’, como muita gente fala, e que hoje enfrentam grande dificuldade em combate-la. Como qualquer outra doença, a depressão causa morte se não for detida a tempo”, observa a psicóloga.

SERVIÇO

O que?

Palestras depressão e suicídio

Quando?

14 de setembro

Local?

Câmara Municipal de Tibau

Hora?

8h às 12h

Público-Alvo?

Profissionais da rede municipal

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO