Estado

Sesap realiza Fórum sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Por em 10 de outubro de 2017 às 12:08:13

Nesta quarta-feira (11), no auditório do Departamento de Enfermagem da UFRN, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza, das 17h às 19h30, um Fórum de Gestão com os secretários municipais/coordenadores da atenção básica com o objetivo de discutir a implantação e implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) nos municípios do RN.

O evento contará com a presença de João Salame Neto, Diretor do Departamento de Atenção Básica/Secretaria de Atenção à Saúde/Ministério da Saúde e será realizado como atividade pré-congresso do I Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CONGREPICS), que acontece de 12 a 14 de outubro, em Natal.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde tem contribuído para aumentar a resolubilidade da rede de atenção à saúde no SUS, com o uso de técnicas simples, de baixo custo, artesanais, sustentáveis e comprovadamente eficazes e que produzem impacto na redução das doenças.

As práticas já formalizadas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) são: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Medicina Antroposófica, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga.

Contato para entrevistas: Lêda Hansen – 99481-1128 ou Ivana Fernandes 99637-1612.

PROGRAMAÇÃO – 11/10/2017 (Departamento de Enfermagem da UFRN):

17h00 – Abertura

17h20 – 17h40 – “Apoio à Implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares”. Daniel Miele Amado (Departamento de Atenção Básica /SAS/ Ministério da Saúde).

17h40 – 18h00 – Impacto das PICS no modelo de atenção proposto pelo SUS. Ana Tânia Sampaio (Departamento de Saúde Coletiva/UFRN).

18h00 – 18h20 – As PICS no Rio Grande do Norte: construção de agenda conjunta. Hugo Mota (SUAS/CPS/SESAP/RN).

18h20m – 19h30m – Discussão/Encerramento.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO