Tibau

Saúde de Tibau realiza caminhada contra a dengue

Por em 26 de março de 2018 às 10:13:25

A Prefeitura Municipal de Tibau, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde da última quinta-feira, 22, uma mobilização de combate contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças.

A ação envolveu Agentes de Saúde, Agentes de Endemias e demais funcionários da Secretaria de Saúde Municipal de Tibau, além de uma equipe da limpeza urbana, que realizaram caminhada percorrendo diversas ruas da cidade em busca de possíveis focos do mosquito da dengue.

Além de tentar localizar possíveis ameaças, a ação teve como objetivo alertar diretamente a população quanto ao risco da doença e sobre a responsabilidade que todos têm na eliminação dos focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Durante a ação foram distribuídas sacolas plásticas de lixo e realizado panfletagem. Que, conforme a secretária de Saúde, Márcia Cristina, o objetivo principal da caminhada é conscientizar a população.

“Muitos ainda deixam garrafas, pneus, entulhos em geral em casa e não sabem o perigo que isso pode trazer para a saúde. Estamos aqui para alertar a todos sobre os riscos de contrair os vírus da Dengue, Chikungunya e Zika e aproveitamos para tirar esses lixos. Buscamos sempre uma saúde humanizada e de qualidade para todos”, declarou.

Sintomas

Entre os sintomas da dengue clássica estão febre alta com início súbito, dor de cabeça, cansaço, tontura, vômitos, vermelhidão no corpo e coceira.

A dengue hemorrágica tem ainda outros sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, sangramento pelo nariz, boca e gengiva e dificuldade respiratória.

A dengue hemorrágica pode levar uma pessoa à morte em até 24 horas. A principal medida para se evitar a transmissão da doença é evitar o acúmulo de água em áreas residenciais, condição propícia para a procriação do mosquito Aedes Aegypti.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO