Estado

Hemocentro do RN realiza encontro alusivo ao Dia Mundial do Hemofílico

Por em 18 de abril de 2018 às 11:35:09

Nesta quinta-feira (19), a partir das 9 horas, o Hemocentro do Rio Grande do Norte reúne pacientes hemofílicos, famílias e funcionários que estão envolvidos no atendimento ao portador da doença para celebrar o dia Mundial da Hemofilia (17 de abril).

O encontro tem por objetivo discutir os serviços que o Hemocentro dispõe para estes pacientes, como atendimento ambulatorial, odontológico, distribuição, armazenamento e transporte do fator de coagulação VIII e IX.

O Hemonorte é o centro de referência no estado para o atendimento de doenças do sangue, como a hemofilia A e B.  A unidade dispõe de uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais e dentistas para fazer o acompanhamento desses pacientes.

Atualmente existem no RN 195 pacientes hemofílicos cadastrados no Programa Nacional de Coagulopatias Hereditárias do Ministério da Saúde, sendo 175 de hemofilia A e 20 de hemofilia B.

A hemofilia é uma doença hemorrágica, genética e hereditária, que leva a perda de mobilidade do paciente. A doença é causada pela deficiência de Fator VIII (Hemofilia A) ou Fator IX (Hemofilia B). A doença afeta quase exclusivamente os homens e atinge todas as populações.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO