Estado

Regionalização: Sesap otimiza realização de partos na região do Mato Grande

Por em 23 de abril de 2018 às 16:15:05

Buscando melhorar a realização dos partos habituais e cesáreas na 3ª Região de Saúde (Mato Grande), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está discutindo apoios e parcerias em Guamaré e Macau para o fortalecimento dos serviços.

Com o secretário de saúde do município de Guamaré, Francisco Diógenes, foi discutida a possibilidade de aumento dos leitos da Obstetrícia Clínica e Cirúrgica do Hospital Municipal Manoel Lucas de Miranda, para ampliação dos  partos habituais/cesarianas realizados na unidade hospitalar.

O Governo do RN, através da Sesap, dará também o apoio técnico/financeiro para que a unidade hospitalar atinja o quantitativo de 1.440 partos/ano.

Em Macau, foi discutido com o prefeito Túlio Lemos e o secretário interino de saúde, Kleber Barreto, que o Hospital Municipal Antonio Ferraz necessitará aumentar o quantitativo de leitos para também atingir a condição de realização de 1.440 partos/ano. Já está em tramitação o processo de convênio que agilizará e efetivará a realização dos procedimentos dos partos habituais/cesarianas.

A região do Mato Grande tem uma previsão de realização de 5 mil partos este ano. A Sesap organiza a divisão por municípios: Ceará Mirim, Guamaré, Macau, Lajes, entre outros, de maneira que o parto habitual dessa região não pressione os serviços da 1ª Região de Saúde (Agreste) e da 7ª Região de Saúde (Metropolitana), fortalecendo a regionalização dos serviços de saúde.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO