Gerais

Asma preocupa pais e especialista alerta sobre os cuidados

Por em 9 de julho de 2018 às 09:07:17

Causa de cuidado constante, a asma atinge 11% da população brasileira, entre crianças e adultos. É o que identifica a pesquisa da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), divulgada neste ano.

A doença genética é incurável e, em contato com fatores naturais do meio ambiente, passa a adquirir uma inflamação das vias aéreas. Além de desenvolver sintomas que alertam para o quadro, como esclarece a pneumologista Maria Eugência Filgueiras, do Hapvida Saúde.

“A asma é uma doença inflamatória crônica que ataca o sistema respiratório e piora no frio. As crises são caracterizadas por vários sintomas, mas o principal deles é a redução ou até mesmo o fechamento do fluxo de ar’’.

A médica lembra, ainda, que no geral, apesar da associação entre asma e rinite, as duas doenças costumam vir juntas. “As duas doenças são inflamatórias e as causas das duas são muito parecidas. Pessoas que têm asma, têm que tratar direito a rinite. Se não tratar direito a rinite, pode agravar a asma’’.

Os fatores que podem ainda piorar a situação clínica vão desde ácaros a poeira doméstica. Os animais de estimação, como cães e gatos, fungo na parede, produtos químicos e o tabagismo também são causas da asma.

“As causas muito agudas, como as gripes, por exemplo, podem também descompensar o quadro de asma e isso pode se tornar muito grave. Por isso, esse quadro pode ser revertido com tratamento e medicamento prescritos pelos especialistas.”

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO

dezessete − seis =