Estado

Investimentos em queijeiras vão fomentar mercado e gerar emprego e renda no interior do RN

Por em 29 de setembro de 2018 às 08:00:29

O dia mal clareou e Francisco Macêdo, mais conhecido como Chico de Manoel, já está com toda a família trabalhando na Queijeira São Francisco, zona rural de Santana do Seridó.

De lá saem em média 100 quilos de queijo de manteiga e de coalho por dia para municípios vizinhos e até a Paraíba, a um preço que tem tornado o negócio difícil de manter devido à figura do atravessador. Este problema, porém, está com os dias contados: Francisco é um dos 39 produtores beneficiados com investimentos do Governo do Estado que vão estruturar as queijeiras e equipá-las para obter a tão sonhada certificação.

“É um sonho que vai se realizar. Trabalho com isso aqui há 20 anos, meu pai passou pra mim e nunca achei que um dia conseguiria vender direto ao consumidor. Agora posso sonhar com os supermercados de Natal”, comemora.

A Queijeira São Francisco foi uma das unidades da Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa) selecionadas pelo Edital de Leite e Derivados lançado pelo projeto Governo Cidadão, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, e vai receber R$ 470 mil para serem investidos na construção de uma sede própria, aquisição de todos os equipamentos necessários à obtenção da certificação sanitária.

Depois de pronta, a queijeira terá capacidade para dois mil litros de leite diários. Animado, Francisco quer dobrar a produção de queijo para 200 quilos por dia assim que a unidade estiver concluída.

“Os investimentos são fundamentais para regularizar as queijeiras e manter viva a tradição do queijo de coalho e de manteiga no Rio Grande do Norte. O objetivo é fomentar este mercado, incentivar o pequeno produtor e gerar emprego e renda no interior”, destaca o secretário da Sethas e coordenador do projeto Governo Cidadão, Vagner Araújo, que visitou a queijeira nesta sexta-feira (28) ao lado da secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes, e a gerente executiva do projeto Ana Guedes.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO