Gerais

Sesap implanta fibra ótica nas suas unidades

Por em 28 de dezembro de 2018 às 07:30:58

A secretaria sempre locou os serviços de rede e agora finalmente tem a sua própria. Já foram instalados os equipamentos de suporte (switchs gerenciáveis e nobreaks) e o lote com 12 bobinas contendo a fibra ótica.

As unidades terão internet de alta velocidade, graças ao cabeamento de fibra ótica, proporcionando segurança, economia e mais agilidade na transmissão de dados.

Além da melhoria dos serviços, o investimento de R$ 1,2 milhão trará economia financeira devido aos recursos que deixarão de ser gastos com a locação do serviço a terceiros.

Um dos setores beneficiados será a Central Metropolitana de Regulação, que ganhará mais agilidade em serviços como o gerenciamento de leitos e a marcação de exames.

Projeto semelhante já foi implantado na Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed/RN), que também será beneficiada com a ação, expandindo a sua rede para inclusão de videomonitoramento em outras áreas da cidade e fazendo com que a Sesap seja pioneira na propagação dessa interligação.

“Estamos fazendo a expansão de uma rede que já existe, através de um termo de cooperação que beneficiará as duas secretarias”, explica o subcoordenador de Informática da Sesap, Chander Oliveira.

A inovação será implantada através de parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que será responsável pela manutenção e gerenciamento do serviço.

A informatização, atualização e reorganização da arquitetura da rede de serviços com interligação através de cabeamento de fibra ótica já é realidade em várias partes do mundo. Torna os ambientes mais práticos, ágeis e seguros.

Informatizar as informações e torná-las disponíveis aos gestores é extremamente relevante. Com softwares de gestão e monitoramento automatizado de equipamentos é possível, por exemplo, acompanhar com mais celeridade e segurança dados como indicadores de funcionamento, quantidade de pacientes atendidos por mês, manutenções requeridas, serviços com maior demanda, materiais mais utilizados, entre outros.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO