Gerais

Escolas devem oferecer acessibilidade para alunos, alerta especialista

Por em 6 de fevereiro de 2019 às 14:37:45

Com a volta às aulas, os pais devem ficar atentos para a importância das escolas oferecerem total acessibilidade aos seus alunos. A medida representa, até mesmo, uma ferramenta de inclusão social, na medida em que ensina aos estudantes, desde cedo, a importância do respeito às pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.

“Mesmo diante da importância desse tema, muitas instituições ainda não contam com as adaptações necessárias para atender as pessoas com deficiência. É importante se valorizar a adequação física da estrutura escolar para que a inclusão escolar se torne cada vez mais efetiva”, disse a arquiteta e urbanista Danielle Sá, especialista em acessibilidade.

As adequações necessárias para tornar a escola acessível trazem benefícios valiosos para quem precisa utilizar os espaços e pode sim ser considerado um bom investimento para os empreendedores. Mesmo em construções antigas, um bom projeto de acessibilidade, considerando reforma ou ampliação, traz resultados valiosos. A instituição passa a atender um leque maior de alunos, que poderão se desenvolver de forma plena.

Danielle alerta ainda que a acessibilidade deve existir tanto nas instituições de ensino privadas como no setor público, inclusive previsto em Lei. “Não adianta ter profissionais qualificados para receber esses alunos, se a edificação não está adequada para que o aluno tenha autonomia e segurança”, completa a arquiteta, que também é diretora da Adapte Acessibilidade.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO