Gerais

Sistema web para gestão de custos na saúde será implantado no RN

Por em 7 de maio de 2019 às 12:02:59

Durante esta terça (7) e quarta-feira (8) profissionais técnicos e diretores de hospitais e unidades de referência da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) participam de um curso para implantação no estado do APURASUS – Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS, que permite a melhoria da gestão orçamentária e financeira das unidades de saúde de forma padronizada e estruturada.

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o APURASUS faz parte do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC). A adesão por parte de estados e municípios é feita de forma voluntária e sem qualquer ônus. As informações inseridas neste sistema web são armazenadas na infraestrutura do Ministério da Saúde, que garante a integralidade e segurança dos dados.

O curso, que acontece no auditório do hospital Varela Santiago, encerra na quarta-feira (8). Entre as atividades e temas propostos estão a economia da saúde e a importância de apurar custos, noções de contabilidade de custos, além de exercícios de fixação da metodologia.

André Felipe de Alcântara é o apoiador do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte para implantação do Sistema APURASUS. Ele integra a Coordenação de Gestão de Custos do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID/MS) e está ministrando o curso. Para ele o principal benefício da gestão de custos é focar na qualidade do gasto. “Além disso é possível conhecer melhor o funcionamento das unidades, mapear os processos de trabalho, detectar desperdícios, determinar o custeio de serviços e promover a transparência na gestão pública”, explicou.

A implantação do APURASUS passa por cinco etapas: sensibilização dos profissionais; capacitação; estruturação de centros de custo e coleta de dados; treinamento e processamento de dados e, por fim, a análise de resultados – com monitoramento e avaliação. O Ministério da Saúde orienta ainda que seja formado um Núcleo de Economia de Saúde (NES) que será responsável pela condução local do Programa de Gestão de Custos.

Nesta primeira etapa, participam os hospitais: Walfredo Gurgel, Dr. José Pedro Bezerra, Giselda Trigueiro, Dr. Ruy Pereira dos Santos, Maria Alice Fernandes, João Machado, Cel. Pedro Germano e Hospital Infantil Varela Santiago; além das Unidades de Referência: UNICAT, LACEN, CRI/CRA e Hemonorte. Na próxima etapa participam as demais unidades hospitalares do interior do estado. Serão cerca de 70 profissionais capacitados.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO