Tibau

Secretarias promovem ações de conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes em Tibau

Por em 20 de maio de 2019 às 10:38:57
 
 
A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, com apoio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), desenvolveu no município de Tibau o projeto de campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no período de 6 de abril a 17 de maio, nas escolas municipais, tanto na sede quanto na zona rural.
 
O projeto visa promover ações educativas para alertar as crianças e os adolescentes a se protegerem, bem como a denunciarem os vários tipos de violência. Além da orientação para se realizar nas escolas trabalhos pedagógicos sobre a defesa dos direitos da criança e do adolescente.
 
A intenção é mobilizar a sociedade como um todo no sentido de proteger as crianças e adolescentes contra todo tipo de violência.
 
“É preciso formar uma consciência através de uma informação educativa, para romper com esse ciclo de violência e proteger meninas e meninos de Tibau”, destacou a vice-prefeita Lidiane Marques, ao também afirmar a necessidade da população fazer sua parte.
 
SINTOMAS
 
Perceber os sinais apresentados por crianças e adolescentes que sofrem algum tipo de violação dos direitos sexuais é fundamental para identificar o agressor e tratar as consequências provocadas pela violência.
 
Importante observar que na maioria dos casos, a vítima busca o isolamento, apresenta mudanças de comportamento, evita pessoas e alguns locais, chora com frequência, se mostra triste, diminui o rendimento escolar e sofre com irritabilidade e medo.
 
Esses sintomas devem ser averiguados por profissionais da saúde ou membros de órgãos que compõem a rede de proteção como o Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Polícia e demais órgãos.
 
ABUSO OU EXPLORAÇÃO SEXUAL?
 
A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.
 
Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou presentes. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
 
O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa adulta.
Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO