Gerais

Bioquímico do Hemonorte é referência em isolamento de células-tronco no RN

Por em 4 de julho de 2019 às 14:02:53

Referência no isolamento de células-tronco do cordão umbilical no RN, o professor Gustavo  Oliveira, do Laboratório de  Hematologia do Hemonorte, vem realizando há dez anos esse procedimento para tratamento de crianças com doenças do sangue que fazem tratamento na Liga Contra o Câncer ou no Hospital  Infantil Varela Santiago.

Gustavo tem Doutorado nas áreas de genética e biotecnologia e vem trabalhando com coleta, isolamento e criopreservação de células-tronco para o Sistema Único de Saúde (SUS), através do BrasilCord (banco de cordão do Ministério da Saúde), de forma voluntária há dois anos.

O serviço ofertado pelo SUS através do Brasilcord é feito em parceria com a Maternidade Escola Januário Cicco, da UFRN, que acolhe as mães gestantes e o Hemocentro do Ceará (Hemoce), que integra a rede de bancos públicos de cordão e no Nordeste é responsável pelo armazenamento do material.

O sangue do cordão umbilical é coletado imediatamente após o nascimento do bebê de onde são obtidas as células-tronco. De acordo com Gustavo, após o parto natural ou cesária, o material é colhido e levado ao laboratório de Hematologia do Hemonorte, onde é feita a estabilização destas células, sendo posteriormente enviado ao Hemoce para a guarda do material em criopreservação, que é feita a 196 graus.

“Os pacientes procuram o serviço para o isolamento das células tronco são encaminhados pela equipe de Onco-Hematologia Pediátrica do Hospital Varela Santiago ou da LIGA. Geralmente são com crianças com leucemia e a mãe engravida, colhe o sangue do cordão para transplante do irmão doente”.

O sangue do cordão umbilical contém um grande número de células-tronco hematopoéticas, responsáveis pela manutenção da produção dos diversos tipos de células sanguíneas, como as hemácias, os granulócitos, os linfócitos, os monócitos e os megacariócitos (de onde se originam as plaquetas) e tem o potencial de reparar o sistema sanguíneo e imunológico do corpo e, por isso, servem para o tratamento de doenças hematológicas, como leucemias, linfomas, talassemias entre outras.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO