Gerais

Mossoró é a última parada do Sarau Quinta das Artes em 2019

Por em 9 de setembro de 2019 às 07:20:35

A cidade de Mossoró recebe em grande estilo a última edição do ano do Sarau Quinta das Artes, no próximo 12 de setembro. O evento multicultural que tradicionalmente ocorre apenas no período da tarde, também será realizado na parte da manhã, de 10h30 às 12h, na sala de projeções III, do Instituto Técnico Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN – campus Mossoró), com um bate-papo entre cinco escritores potiguares, quais sejam Ana Cláudia Trigueiro, João Andrade, José de Castro, Junior Dalberto e Leocy Saraiva. Antes do bate-papo, haverá uma homenagem aos professores de língua portuguesa da instituição e aos alunos participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa 2019.

No período da tarde, às 14 horas, horário oficial de início do Sarau, junta-se ao time de escritores, e demais artistas, o poeta cordelista mossoroense Antônio Francisco, que será homenageado pelos 70 anos de vida, pela militância na literatura de cordel e ainda brindará o público com um recital.

Após a homenagem a Antônio Francisco, a programação do Sarau segue com uma comunicação do artista plástico Anchieta Rolim sobre a exposição “Cidades”, montada no hall de entrada do auditório do IFRN; a projeção do curta-metragem “Sêo Inácio (ou O Cinema do Imaginário)”, de Hélio Ronyvon; monólogo “Ventre de Ostra”, pela atriz Luana Vencerlau; solo “Fragmentação”, da bailarina Rozeane Oliveira, além do pocket show “Zarabatana”, pelo músico Zé Martins e Banda Fibra de Coco.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em Mossoró, fica situado à rua Raimundo Firmino de Oliveira, 400, no conjunto Ulrick Graff. O Sarau contará com a presença de escolas municipais e estaduais de Mossoró, além de alunos do IFRN.

O Sarau Quinta das Artes circulou até o momento nas unidades do IFRN em Natal, Canguaretama, São Gonçalo do Amarante, Santa Cruz e Currais Novos, encerrando em Mossoró. Nesta etapa, fará uma importante doação de livros de escritores potiguares para a biblioteca do IFRN. O acesso é gratuito.

A filosofia do Sarau aponta para a promoção das artes integradas (plásticas, audiovisual, teatro, literatura, dança e música) no ambiente das instituições públicas de ensino, notadamente nos IFRNs das cidades selecionadas, além de encontros de pessoas (professores, estudantes e comunidade em geral), que desejam dialogar, conhecer e compartilhar as diversas manifestações artísticas apresentadas.

Na percepção da idealizadora do Sarau, Carla Alves, o evento desperta o interesse do alunado pela cultura, literatura e artes, fortalecendo a identidade local e desenvolvendo a consciência crítica.

“É impressionante o nível de interesse dos estudantes. Para nós tem sido gratificante levar o melhor da produção cultural ao conhecimento dos jovens que não residem na capital. E o resultado tem sido bastante satisfatório. Estamos atingindo o objetivo de difundir a boa cultura no nosso Estado”, afirma Carla Alves.

Habilitado pela Lei Câmara Cascudo, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto (FJA), o projeto Sarau Quinta das Artes tem o patrocínio da Cosern e Instituto Neoenergia. Conta, ainda, com a parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Associação das Escolas Federais Industriais e Técnicas do Rio Grande do Norte (Assefit/RN), e o apoio da Servgráfica.

Serviço:

Projeto Sarau Quinta das Artes.

Local: Auditório do IFRN – Campus Mossoró. Rua Raimundo Firmino de Oliveira, 400, Conjunto Ulrick Graff .

Data: 12 de setembro de 2019.

Hora: Manhã (10h30 às 12h) e tarde (14h às 17h).

Acesso gratuito.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO