Gerais

Sesap promove atualização técnica sobre doenças e agravos

Por em 9 de outubro de 2019 às 11:31:40

Cerca de 80 profissionais que atuam na área de vigilância epidemiológica estão participando de uma atualização técnica promovida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige).

O evento acontece, nesta quarta (9) e quinta-feira (10) no Auditório da Unifacex (Campus Imaculada Conceição). Foram convocados os profissionais da vigilância epidemiológica que atuam nos Núcleos Hospitalares, secretarias municipais de saúde e unidades de saúde pública.

No curso serão abordados as doenças e agravos de notificação compulsória, além de atualização de protocolos e reforço sobre a importância das notificações para fins epidemiológicos, entre outras discussões.

De acordo com Suely Correia, responsável técnica pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (CIEVS) da Sesap, a vigilância epidemiológica é quem fornece subsídios para as ações de prevenção e controle de doenças e agravos.

“O trabalho dos núcleos de vigilância epidemiológica é imprescindível para gestão hospitalar e para os gestores de saúde dos municípios e do estado, porque traça o perfil epidemiológico dos hospitais”, destacou.

Durante o 4º módulo do curso de atualização técnica serão trabalhados hoje (9) os temas referentes a toxoplasmose congênita, toxoplasmose em gestante, doença meningocócica, agravos relacionados ao trabalho, doenças crônicas não transmissíveis e tabagismo na adolescência.

Amanhã (10) está prevista a discussão sobre vigilância em saúde de população exposta a poluentes atmosféricos, e uma abordagem ao sofrimento humano nos serviços de saúde, com encerramento ao meio dia.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO