Estado

Audiência pública vai debater políticas públicas para idosos

Por em 15 de outubro de 2019 às 14:21:33

No intuito de somar esforços para tratar das necessidades próprias do futuro idoso e, desse modo, promover o resguardo, acolhimento e integração social a partir de novas e eficientes políticas públicas voltadas para esse público, a Assembleia Legislativa sedia nesta quarta-feira (16), a partir das 14h, audiência pública para discutir o tema.

De iniciativa de Hermano Morais, o evento propõe a criação de uma rede de proteção e prevenção à violência contra a pessoa idosa no Estado.

O envelhecimento é uma realidade conquistada pela humanidade após o século XX. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em até seis anos o Brasil será o 6º país com maior número de idosos. O Rio Grande do Norte, por sua vez, já soma mais de 400 mil pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

De acordo com o IBGE, o crescimento de idosos é de mais de 38% em 10 anos. Acompanhando a ascensão dos dados, a violência contra essa parcela da população também aumentou significativamente, em 2018 foram mais de 37 mil denúncias no RN.

“É necessário criar uma consciência no âmbito estadual sobre esse tipo de violência. A ideia é trazer o tema para lugar de destaque nas agendas sociais e políticas a fim de estabelecer condições plausíveis para o enfrentamento do problema”, justifica Hermano, que é autor da lei que institui Outubro como o mês de Enfrentamento e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa no Estado.

A audiência prevê a participação de representantes dos Conselhos Estadual e Municipal do idoso, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Serviço Social do Comércio (SESC), Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, secretários, membros da Defensoria Pública, Arquidiocese de Natal, além de outras entidades parceiras da causa.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO