Estado

Sesap realiza oficina para consolidação do Plano Estadual de Saúde 2020-2023

Por em 27 de novembro de 2019 às 14:50:56

Debater as metas e indicadores propostos para o próximo Plano Estadual de Saúde 2020-2023. Esse foi o objetivo da última oficina realizada este ano, nesta quarta-feira (27), pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para consolidação do documento, que apresentará as intenções da gestão na área da saúde para este período.

O secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, realizou a abertura do evento e destacou a importância de se pensar em todas as estruturas do planejamento.

‘”Esse é um instrumento base para a construção do sistema de saúde. E nós devemos ter a preocupação de entender que ao planejar não basta apenas dizer o que queremos fazer, precisamos pensar nos elementos que possibilitam essas proposições, o como e com que recursos faremos”.

A ação foi organizada pela Coordenação de Planejamento da secretaria e contou com a participação do Conselho Estadual de Saúde, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), além de técnicos, servidores da pasta, diretores dos hospitais e unidades de referência e Unidades Regionais de Saúde (Ursaps).

“O objetivo da oficina foi compartilhar o percurso da construção do plano, que já vinha sendo discutido desde o início do ano, e também compartilhar os encaminhamentos existentes nas oficinas regionais”, explicou o subsecretário de Planejamento e Gestão, Victor Hugo França.

Para isso, os participantes da oficina foram divididos em grupos de trabalho a fim de debater os pontos que envolvem o documento. Com os resultados dessa nova reunião, a Sesap encaminhará o PES para aprovação do Conselho Estadual de Saúde.

“O plano é o principal documento no âmbito da saúde e ele vem dizendo exatamente como o Estado se organiza e se propõe a resolver os principais problemas de saúde no RN”, completou Victor.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO