Sem categoria

Cipriano ressalta importância de parceria com universidades

Por em 6 de dezembro de 2019 às 11:29:30

O secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, ao participar, nesta sexta-feira (6), da abertura do evento “Lean Healthcare: Qualificação e Resultados da Implementação” no Hospital Colônia João Machado, em Natal, ressaltou a importância da parceria entre a saúde estadual e universidades.

Cipriano falou da parceria com a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) que objetivando melhorar os resultados do trabalho realizado, o Hospital João Machado recebeu uma consultoria por parte de uma turma de Engenharia de Produção da UFRN.

O evento de hoje tinha por objetivo discutir os resultados da implementação das ações de qualificação. A consultoria foi prestada ao longo do segundo semestre de 2019, com foco nos processos e rotinas de trabalho, com vistas a melhoria da produtividade, eficácia e os resultados alcançados.

Por exemplo: no laboratório da unidade hospitalar foram desenvolvidas ações para um melhor controle e organização dos exames realizados. Também foi feita a informatização do almoxarifado do hospital e, no setor de limpeza, foram definidas estratégias de melhor  controle no uso dos lençóis.

Para o secretário, a parceria com universidades, citando o exemplo da UFRN e da própria UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), está sendo de fundamental importância para a reestruturação do SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado, colocando que uma das propostas do SUS é a gerência de seus próprios serviços.

Como aposta na melhoria dos serviços de saúde oferecidos pelo SUS, Cipriano Maia citou as parcerias com as universidades, a relação institucional com os municípios na formação de consórcios interfederativos de saúde para melhorar a atenção primária e a vigilância de saúde e a contratualização dos serviços.

“As parcerias com as universidades a gente tem e quer, e esperamos que essa colaboração da UFRN seja levada também a outros hospitais da rede pública”, enfatizou o secretário estadual de saúde.

Já a diretora-geral do Hospital João Machado, Leidiane Queiroz, afirmou que a consultoria foi de grande valor, “pois tivemos a oportunidade de reavaliar os processos de trabalho e vimos que como pequenas mudanças já trouxeram bons resultados”. Leidiane disse ainda que o projeto apresentado pela UFRN contribuiu para a valorização do servidor e de seu trabalho.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO