Gerais

Agricultores de Maxaranguape ampliam área de fruticultura irrigada

Por em 16 de abril de 2020 às 13:10:54

Os agricultores do Assentamento Nova Vida II, em Maxaranguape, passeiam pelos 20 hectares de área plantada com a felicidade de quem viu um sonho se realizar. É que através do Governo do RN, por meio do projeto Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), eles receberam importante incentivo para ampliar a produção de frutas e aumentar a renda das 10 famílias beneficiadas diretamente.

Já plantaram manga, banana, acerola e graviola. Paralelamente implantaram as culturas de feijão, melancia e jerimum. Tudo depois que foram selecionados no edital de incentivo à fruticultura irrigada do Governo Cidadão e receberam equipamentos de irrigação, perfuração de poço tubular, trator de pequeno porte e construção de um local para lavagem e classificação das frutas.

Os investimentos com recursos do Banco Mundial somaram R$ 459.164,00 e possibilitaram a irrigação de 10 hectares de frutíferas variadas. Além da ampliação considerável da área cultivada no assentamento, os agricultores também estão experimentando o aumento da diversidade de culturas produzidas. A renda das famílias cresceu e se tornou contínua, devido aos cultivos serem perenes.

Os agricultores agora pleiteiam um projeto complementar com o uso dos saldos e rendimentos da conta do convênio com o Governo. Esse projeto vai fortalecer ainda mais a atividade, pois visa proporcionar a aquisição de mais equipamentos que vão facilitar o manejo da área irrigada de forma agroecológica.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO