Estado

Agricultores de Campo Grande comemoram avanço das obras da queijeira comunitária

Por em 22 de maio de 2020 às 08:28:36

O sonho dos moradores do Assentamento Nova Vida, em Campo Grande, está cada dia mais perto de se realizar. Depois que viram começar as obras da queijeira da associação, eles estão ainda mais confiantes e esperançosos por dias melhores. A obra está 25% executada e se mantém funcionando, já que a empresa responsável assinou termo de compromisso com o Governo do Estado para proteger os operários do novo coronavírus. A expectativa é que nos próximos meses a queijeira esteja pronta para funcionar.

“Isso aqui é um sonho realizado. Lutamos muito por nosso pedaço de chão e a queijeira também foi uma luta grande, que estamos vendo se concretizar. Isso vai trazer renda e melhoria de vida pra todas as 15 famílias beneficiadas”, comemora o presidente da associação comunitária, João Francisco Viana Neto. A unidade terá capacidade para produzir mil quilos de queijo por dia.

O Governo do Estado está investindo R$ 492 mil na construção da queijeira e compra de equipamentos, sendo R$ 294 mil somente nas obras. Os investimentos são por meio do projeto Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), com recursos do Banco Mundial.

As famílias do Assentamento Nova Vida vivem há anos do trabalho na agricultura, mas tiveram que trabalhar em terras alheias durante muito tempo, dividindo a produção com seus proprietários. Neste projeto, não só eles, mas também os agricultores do Assentamento Pitombeira, vizinho, serão beneficiados. A matéria-prima para produção da queijeira virá de cada um dos produtores da região.

A unidade será estruturada com os equipamentos necessários para a fabricação de queijos de coalho e de manteiga, dois subprodutos do leite bem característicos desta região. O soro gerado pela atividade será reutilizado para a alimentação de suínos. Além do incremento na renda, os produtores poderão produzir queijo nos padrões legais de qualidade e, com isso, alcançar novos mercados para as iguarias. 

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO

doze − dez =

Publicidade