Gerais

Ações de saúde nos presídios são discutidas entre Sesap e Sejuc

Por em 18 de abril de 2019 às 08:12:04

O secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, e o secretário estadual de justiça e cidadania, Pedro Florêncio Filho, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (17) para alinhar as ações da saúde prisional no Rio Grande do Norte, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP). A inclusão da população penitenciária no Sistema Único de Saúde (SUS) respeita os preceitos dos direitos humanos e de cidadania.

No Rio Grande do Norte, nove municípios aderiram ao PNAISP e contam com equipes de saúde dentro dos presídios, através de incentivo financeiro do Ministério da Saúde e apoio do Governo do Estado. Os municípios são Parnamirim, Nísia Floresta, Nova Cruz, Apodi, Mossoró, Natal, Macaíba, Caraúbas e Ceará-Mirim.

As equipes de saúde são compostas basicamente por médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de saúde bucal, podendo ainda incluir psicólogo, psiquiatra, nutricionista, farmacêutico, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, de acordo com o perfil da unidade prisional e quantitativo de custodiados.

Estamos realizando reuniões com os municípios e ouvindo seus anseios. O momento é de fazer um diagnóstico, com levantamento de custos e discutir as adequações necessárias na estrutura existente nos presídios para que as equipes de saúde continuem mobilizadas”, disse Cipriano Maia.

A coordenadora de saúde prisional na Sesap, Goretti Menezes, informou que no mês de maio, no presídio de Ceará Mirim, será feito um trabalho de busca ativa quanto às IST/Aids e tuberculose, com realização de testes rápidos e ações de prevenção.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO