Gerais

Hospitais contarão com Sistema de Gestão de Custos do SUS

Por em 6 de maio de 2019 às 10:52:29

Seguindo a política da atual gestão da Saúde no Rio Grande do Norte e conforme a filosofia de trabalho implantada pelo secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, representantes da Sesap participam nesta terça-feira (7) e quarta-feira (8), das 8h às 17 horas, no auditório do Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, do curso do Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (Apurasus), ministrado por técnicos do Ministério da Saúde. O objetivo é implantar em todas as unidades da rede pública hospitalar os Centros de Custos.

Nesta primeira etapa, estarão presentes os técnicos da área de custos do Hospital Mons. Walfredo Gurgel, Hospital Dr. José Pedro Bezerra, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Dr. Ruy Pereira dos Santos, Hospital Maria Alice Fernandes, Hospital João Machado, Hospital Central Cel. Pedro Germano e Hospital Infantil Varela Santiago, além de técnicos das Unidades de Referência: UNICAT, LACEN, CRI/CRA, Hemonorte, como também técnicos do Nível Central da Sesap. Na próxima etapa participam as demais unidades hospitalares do interior do estado. Serão cerca de 70 profissionais capacitados.

O Apurasus é um sistema de informação desenvolvido pelo Ministério da Saúde para auxiliar no processo de apuração e gestão de custos em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma padronizada e estruturada. Ferramenta desenvolvida para dar suporte à implantação do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), coordenado pelo Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (Desid) – vinculado à Secretária Executiva do Ministério da Saúde.

O Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) visa promover a gestão de custos no âmbito do SUS por meio da geração, aperfeiçoamento e utilização das informações referentes a custos, dando subsídios aos gestores na tomada de decisão e otimização do desempenho das unidades de saúde.

O PNGC tem como finalidades calcular os custos totais de unidades de saúde, calcular custos dos serviços e/ou produtos da unidade de saúde, fornecer informação detalhada referente aos custos dos setores da unidade de saúde e auxiliar os gestores na tomada de decisão, tendo como subsídio a informação de custo para melhorar a gestão dos recursos disponíveis.

Para instrumentalizar a gestão de custos no SUS, o PNGC tem como ferramenta o Apurasus – sistema web que permite a consolidação dos dados de forma personalizada, adaptando-se às características próprias de unidades de saúde de diferentes perfis em termos de tamanho, estrutura e serviços produzidos na atenção e cuidado à saúde.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO