Gerais

Vacina cubana contra Covid tem eficácia de 96,9% com 3 doses, diz estudo

Por em 4 de maio de 2023 às 09:50:32

FOLHAPRESS – As vacinas contra Covid Soberana 2 e Soberana Plus (usada como reforço), produzidas em Cuba, tiveram sua segurança e eficácia comprovadas em um estudo clínico de fase 3 conduzido no Irã.

O esquema de três doses teve uma efetividade (eficácia na vida real) de 96,6% na proteção contra casos graves de Covid e hospitalizações.

Em relação ao esquema primário, com duas doses, essa proteção foi ligeiramente menor, de 76,8% contra casos graves e de 77,7% contra hospitalizações.

Os resultados do ensaio clínico foram publicados nesta quarta (3) no periódico científico Jama Network Open. O estudo foi coordenado por pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Teerã.

Os imunizantes, que utilizam a tecnologia conjugada com subunidade proteica (onde são utilizadas apenas partes do vírus contra o qual se quer induzir uma resposta imune), foram desenvolvidos pelo Instituto Finlay de Vacinas, em Havana.

Eles foram produzidos como alternativa às vacinas americanas e chinesas, usadas em todo o mundo como forma de proteção contra a Covid-19.

O governo cubano tem capacidade de produzir até 100 milhões de doses da Soberana 2 e imunizou mais de 90% da sua população com o esquema primário (duas doses).

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Arquivos