Política

Lula mantém padrão e escolhe Jorge Messias para o STF

Por em 21 de novembro de 2025 às 08:27:03

A indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF) confirma a linha adotada por Lula em seu terceiro mandato: priorizar confiança, alinhamento político e lealdade. O presidente já havia sinalizado esse critério anteriormente ao escolher Cristiano Zanin e Flávio Dino para o tribunal.

Além da relação de confiança, pesou na decisão a fé evangélica de Messias, um elemento estratégico de Lula para 2026, quando tenta diminuir a resistência de setores religiosos ao seu nome.

Horas antes do anúncio, Messias esteve com o presidente no Alvorada e participou de uma reunião com o Bispo Samuel Ferreira, liderança da Assembleia de Deus Madureira — denominação que apoiou Bolsonaro em 2022.

A presença de Messias, de Ferreira, do deputado Cezinha Madureira e da ministra Gleisi Hoffmann em um mesmo encontro acabou sinalizando a escolha, que se tornou praticamente certa em Brasília.

Em nota, Messias afirmou receber a indicação com “honra”, dizendo confiar “com fé e humildade” na avaliação do Senado. Pernambucano, 45 anos, membro da Igreja Batista, ele já integrava a lista de preferidos de Lula desde a última indicação, quando acabou preterido por Dino.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Arquivos