Angicos

Dignidade para moradores de Santarém, em Angicos, com chegada de água encanada

Por em 1 de fevereiro de 2018 às 13:25:18

“Eu já começo o dia abrindo as torneiras, é uma benção”, diz dona Maria de Fátima Nunes, 63, moradora do Assentamento Masa/Santarém, em Angicos, que só agora pôde ter água encanada em casa.

Hoje não precisa mais escolher entre lavar louça, roupa ou tomar banho. É que o Governo do RN, por meio do projeto Governo Cidadão, Sethas e Banco Mundial investiu quase R$ 190 mil em um sistema simplificado de abastecimento de água que está levando dignidade e qualidade de vida a 24 famílias.

Assim como dona Fátima, o presidente da Associação de Produtores Rurais Gideon Gonçalves, 52, lembra que as famílias não tinham água para viver com dignidade antes de o projeto chegar lá.

“Demos um passo maravilhoso na nossa convivência com o semiárido, porque agora temos um poço com vazão de 2.500 litros de água por hora”, conta.

Os moradores de Santarém foram beneficiados com a perfuração de poço tubular, sistema de bombeamento e adutora, reparos no antigo reservatório existente, distribuição de água, medição com hidrômetros, sistema de reuso de águas cinza e implantação de quintais produtivos para produção de hortaliças e frutas. Os moradores já estão produzindo alface, coentro e cebola em seus quintais.

“Temos na Sethas hoje 158 projetos de acesso à água por meio do Governo Cidadão, o que demonstra o compromisso do Governo em levar dignidade e qualidade de vida à população do campo”, destaca o titular da Sethas e coordenador do projeto, Vagner Araújo.

Fotos: João Vital

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO

5 + 20 =