Gerais

Sessão Solene na Câmara homenageia FUNPEC pelos 40 anos

Por em 17 de outubro de 2018 às 09:39:26

Por proposição do vereador Sueldo Medeiros (PHS), a Câmara Municipal de Natal realizou, nesta segunda-feira (15), uma sessão solene em homenagem aos 40 anos da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura – FUNPEC. A solenidade contou com a participação de membros da comunidade científica do estado, que receberam diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade, por meio da FUNPEC.

“A celebração é destinada a agraciar quem contribuiu com a pesquisa no Rio Grande do Norte, elevando o patamar de desenvolvimento social, com soluções tecnológicas para diversas áreas, em benefício da economia e da população. Por isso a necessidade de reconhecer e parabenizar a FUNPEC como instituição que produz um saber sistematizado para enfrentar desafios contemporâneos”, destacou o vereador Sueldo Medeiros.

Em seu discurso, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, afirmou que a universidade está presente na formação de profissionais, na produção de conhecimento e na prestação de serviços. “Aliás, é importante que se reafirme que aqui, em solo potiguar, se faz ciência de alta qualidade, com impacto internacional. Temos compromisso com a sustentabilidade e com a inclusão; com a valorização das nossas riquezas naturais e culturais. Tudo isso só é possível porque temos uma Fundação ágil e com credibilidade”.

O Diretor da FUNPEC, Prof. André Maitelli, disse que a união entre pesquisadores e sociedade é essencial para a melhoria da qualidade de vida. “Essa distinção demonstra a contribuição deste trabalho para o crescimento municipal, estadual e nacional. Se olharmos os agraciados, todos realizaram estudos práticos, nos quais os resultados são transferidos para a população. É isso que faz a diferença”, pontuou.

De acordo com Gumercindo Fernandes, Vice-Diretor da FUNPEC, é importante as pessoas entenderem que por trás dos produtos e serviços que fazem parte do dia a dia delas, são investidas muitas horas de pesquisa e recursos. “Dito isso, temos que sensibilizar a opinião pública, fazer com que todos reconheçam a ciência e cobrem mais iniciativas no setor”.

Na sequência, o professor Diógenes da Cunha Lima, ex-reitor da UFRN responsável pela instalação da FUNPEC, recordou alguns momentos da história da instituição. “Na época, diziam que uma universidade federal não poderia criar uma fundação. Tive que buscar apoios para este empreendimento e corri até o risco de ser cassado, haja vista que ainda vivíamos num regime de exceção. Mas, enfim, 40 anos depois temos uma bela obra, orgulho do povo potiguar”, concluiu.

FUNPEC é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria e com autonomia patrimonial, financeira e administrativa, fundada em 19 de outubro de 1978. Sua missão é promover a integração entre a UFRN e a comunidade, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas. Atualmente, a Fundação conta com cerca de 200 projetos, o que movimenta quase meio bilhão de reais.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO