Gerais

Câmara Municipal de Natal discute convocação dos concursados da Saúde

Por em 26 de novembro de 2018 às 14:15:41
concursados.jpg
A Câmara Municipal de Natal realizará, nesta quarta-feira (28), audiência pública para debater a convocação dos profissionais aprovados no último concurso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com o tema “Nada Além de Direitos: pela celeridade na convocação dos aprovados no concurso da SMS de Natal”, objetivo é mobilizar a categoria, cobrar a convocação por parte da Prefeitura de Natal e mostrar à população as deficiências na atenção básica, provocadas pela falta de pessoal.

Com a participação do Sindsaúde, Ministério Público e de representantes do Município, a audiência pretende encaminhar propostas para homologação, convocação e nomeação dos aprovados. “Temos sido diariamente procurados pelos concursados, que esperam angustiados pela homologação e convocação, e a Câmara Municipal não pode se omitir nessa luta. Até porque temos acompanhado, nas unidades de saúde, as graves consequências da falta de pessoal”, destacou a vereadora Júlia Arruda, propositora da audiência.

Resultado da Lei Complementar nº 169, na qual foram criados cargos e ampliadas vagas no quadro de servidores da SMS, a prova ocorreu em maio de 2018. Desde então, já foram divulgados os resultados das provas objetiva e de títulos, resultado final e relação dos cotistas aprovados nas entrevistas. Conforme informação divulgada na semana passada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), a homologação do concurso será publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (28), mesma data da audiência.

O certame ofertou 1.647 vagas, sendo 761 de nível médio e 886 de nível superior, que visam a suprir parte da carência de servidores na Rede de Atenção à Saúde de Natal. Atualmente, para cobrir os serviços, o Município necessita firmar parcerias com cooperativas médicas para realizar processo seletivo simplificado e garantir o cumprimento das escalas. No entanto, o término do último contrato acontece em 31 de dezembro e, após essa data, os serviços sofrerão déficit de profissionais.

“A situação, que já é preocupante, pode piorar. Porque, sem os servidores temporários, o atendimento será ainda mais prejudicado”, alertou a vereadora Júlia. A audiência será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Natal, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, nos canais 10 (Cabo) e 51.4 (TV Digital), ou pelo youtube.com/tvcamaranatal.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO