Estado

Programas RN Saudável e de Qualificação  da Atenção Básica é apresentado e discutido no colegiado gestor

Por em 18 de fevereiro de 2019 às 10:00:38
 
 
Com o objetivo de conhecer e discutir as propostas dos programas RN Saudável e de Qualificação da Atenção Básica, o colegiado gestor da Sesap, sob a presidência do secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, se reuniu para discutir os detalhes dos programas. 
 
Para Cipriano Maia, “o nosso papel, enquanto gestor da Saúde, é pensar a qualidade de vida da população. O desafio destes programas é fazer com que se chegue ao conjunto da sociedade compartilhando os programas com os municípios.
 
Tereza Freire, articuladora do Programa RN Saúdavel em conjunto com a CPS, foi quem apresentou as diretrizes do projeto. De acordo com Tereza Freire, o RN Saudável tem por finalidade construir estratégias intersotoriais de superação dos desafios relacionados à promoção da qualidade de vida e a integralidade dos municípios às redes de saúde com o desenvolvimento sustentável.
 
Já o Programa de Qualificação da Atenção Básica, coordenado por Márcia Lucas, sub-secretária de Planejamento e Gestão da Sesap, consiste no acesso, na ampliação, na cobertura e na consistência das equipes, considerando o perfil epidemiológico de cada região. 
 
As ações estratégicas englobam educação permanente, aquisição de equipamentos e insumos e, transferência de recursos financeiros para os municípios.
Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO