Estado

RN Saudável é apresentado aos gestores municipais

Por em 15 de maio de 2019 às 11:41:30

O programa RN Saudável foi apresentado durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RN), realizada na manhã desta quarta-feira, 15, no auditório da Escola de Governo. O programa desenvolverá ações estratégicas intersetoriais de promoção à saúde em todo o estado e está em fase de articulação junto aos municípios e demais órgãos envolvidos.

O secretário Estadual da Saúde, Cipriano Maia, coordenou a reunião e apresentou o programa. “O RN Saudável é um compromisso de Governo e eu como gestor sanitarista não poderia deixar de eleger como prioridade”. Ele apresentou o impacto positivo que as ações terão junto à população.

“Lidamos muito com a doença e esquecemos da saúde, de que prevenir é melhor que remediar. É essencialmente intersetorial, de base municipal e regional e com mobilização social para incentivar as pessoas a cuidarem de si”.

A coordenadora de Programas Estratégicos e Regionais da Sesap, Tereza Freire, explicou a importância da articulação que viabilizará as ações. “O RN Saudável vai inovar por trazer uma nova perspectiva do cuidado, saindo do âmbito exclusivo da Saúde e envolvendo outras secretarias. Vamos olhar para cada potencialidade e incrementar o que os municípios já desenvolvem”.

Pautas

Além dos temas para pactuação, foram colocados em discussão a realização de cirurgias eletivas pelos municípios. Os representantes da Sesap solicitaram que os procedimentos sejam realizados com foco nas maiores repressões de demandas, atendendo às reais necessidades da população, de modo a obter um uso racional dos escassos recursos disponíveis.

Também foi posta em discussão a pactuação da atenção obstétrica que vem sendo feita com os municípios da 3ª Região e que deve ser adotada pela Sesap como modelo para outras regiões.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO