Estado

Gestores discutem Plano de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito no RN

Por em 11 de novembro de 2019 às 17:03:53

Com o objetivo de discutir o Plano Integrado de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito no RN, o secretário de estado da Saúde, Cipriano Maia, se reuniu, nesta segunda-feira (11), com representantes do Detran, Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de subcoordenadores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da coordenadora de Programas Estratégicos e Regionais, Teresa Freire.

Em processo de construção, o plano tem natureza intersetorial e busca reduzir em no mínimo 50% o índice de acidentes de trânsito no estado. Na reunião, um dos principais pontos destacados, que compõe o plano, foi a necessidade de integrar num sistema as informações referentes a esses acidentes no RN, inclusive de seus locais e horários precisos, como forma de melhor planejar e orientar as ações de intervenção nas regiões e municípios. Também foi ressaltada a importância de reestruturação e qualificação do pessoal para tornar as ações de intervenção mais efetivas.

Cipriano Maia chamou a atenção para a relevância das ações voltadas à redução dos acidentes no trânsito para a promoção à Saúde Pública, inclusive dentro da perspectiva do eixo “Cultura de Paz” do Programa RN + Saudável, que vem sendo desenvolvido no estado.

Segundo dados do Ministério da Saúde, foram registradas, no RN, 25.682 internações hospitalares por acidentes de trânsito, no período de 2009 a 2018, número que coloca o estado em sexto lugar entre os que mais internam no Nordeste e em 19º lugar no Brasil. 

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO