Gerais

UNICAT aumenta dispensa de antirretrovirais para um período de três meses

Por em 15 de outubro de 2020 às 18:02:22

Com o objetivo  de evitar a circulação de pessoas em tratamento de HIV, diminuindo a exposição à infecção da Covid-19, a Unidade de Agentes Terapêuticos (UNICAT), órgão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), vem entregando os medicamentos antirretrovirais para os pacientes com a doença para uso por um período de três meses.

De março a setembro deste ano, a Unidade já distribuiu 4.622.665 antirretrovirais (comprimidos/cápsulas/frascos) de um elenco que inclui 33 medicamentos diferentes para o  tratamento de pacientes vivendo com HIV no Rio grande do Norte.

“Os antirretrovirais  agem inibindo a multiplicação do HIV no organismo e, consequentemente, evitam o enfraquecimento do sistema imunológico. Seu uso é de grande importância para aumentar e garantir qualidade de vida para os portadores de HIV”, informou Victor Dantas, Farmacêutico da UNICAT, responsável pela dispensação dos medicamentos para as unidades de atendimento.

A UNICAT abastece  14 Serviços de atendimento especializado e 26 maternidades  localizados em diversas regiões do Estado, que são responsáveis pela entrega dos medicamentos aos pacientes. A aquisição e distribuição  dos antirretrovirais é de responsabilidade do Ministério da Saúde, cabendo ao Estado a logística e armazenamento.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO

19 + nove =