Gerais

Aprenda a conviver com a hipertensão sem perder a qualidade de vida

Por em 26 de janeiro de 2021 às 09:50:53

Cuidar da saúde é um pilar fundamental para viver mais e melhor. Ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e fazer check up pelo menos uma vez ao ano é importante para monitorar e prevenir possíveis doenças. Para quem já convive com algum tipo de patologia o cuidado deve ser redobrado.

É o caso de pacientes que possuem hipertensão – é o aumento anormal – e por longo período da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. Não à toa, a doença também é chamada de pressão alta.

Para o cardiologista do Hapvida, Dr. Thiago Gabriel, a hipertensão é uma condição silenciosa e assintomática em muitos casos, sobretudo no quadro inicial da doença. Tanto que, metade dos brasileiros não sabem que sofrem com pressão alta.

“O melhor a se fazer é medir a pressão periodicamente a cada 6 meses, no caso de adultos, e a cada 3 meses ou menos em pacientes que possuem mais de 60 anos. Também é importante realizar um check-up vascular completo, pelo menos uma vez ao ano, para avaliar as condições das suas artérias”, recomenda o cardiologista.

Pacientes com histórico familiar da doença, que sofrem com estresse ou que fazem uso excessivo do sal durante as refeições têm maiores chances de desenvolver hipertensão e devem redobrar a atenção para diagnosticar a doença o quanto antes. Se o resultado dos exames deram positivo para a doença siga os seguinte passos:

Respeite as recomendações médicas; mantenha o seu peso ideal; pegue leve na alimentação (evite a ingestão de alimentos gordurosos e, principalmente, não abusar do consumo do sal); fuja de hábitos que estimulam a pressão alta e pratique atividades físicas.

Entre as práticas ideais para controlar a hipertensão, o Dr. Thiago Gabriel destaca a caminhada, corrida, ciclismo, natação, entre outros.

“São ótimas opções de atividades aeróbicas que ajudam a baixar a pressão arterial — desde que realizadas em intensidade moderada. O ideal é praticar três vezes na semana, por pelo menos 30 minutos por sessão. Agora, é bom não forçar e progredir nos treinos gradativamente, com supervisão profissional”.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO