Política

Souza se compromete ajudar expansão do atendimento ambulatorial

Por em 19 de novembro de 2015 às 08:02:32

Com uma oferta de quase 20 especialidades e cerca de 300 procedimentos/mês, a Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/Medicina) está estudando a ampliação do serviço ambulatorial. E para isso, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) contará com uma emenda parlamentar do deputado Souza.

Além de destinar recursos no Orçamento Geral do Estado (OGE), o deputado se dispôs a ajudar a Universidade na condução do processo de doação de um terreno do governo para que a instituição possa melhorar a infraestrutura, com ampliação de ambulatórios e, consequentemente, aumento na oferta do serviço.

Ontem mesmo, o deputado entrou em contato, por telefone, com o secretário de Infraestrura do Estado, Jader Torres, a quem pediu encaminhamento do projeto à Assembleia Legislativa para apreciação e aprovação.

“Em breve, deverei ter uma posição a respeito desse assunto”, adiantou o deputado ao reitor, acrescentando que irá propor ao colega Galeno Torquato que os dois – que são da bancada do governo – intermedeiem essa causa proposta pela UERN para melhor assistência à população do oeste potiguar.

Funcionando de segunda a sextas-feiras, pela manhã e tarde, segundo o reitor Pedro Fernandes, o atendimento ambulatórial é considerado a maior atividade de extensão na àrea da Saúde. A população encontra especialidades que não são de fácil acesso como acupuntura, ginecologia da adolescente e cardiologia da doença de chagas.

Uma das novidades dentro desse plano de expansão é a implantação do turno noturno. A FACS juntamente com a administração da Universidade entende que o funcionamento dos ambulatórios à noite atenderia a demanda já existente e daria condições para pacientes que não podem procurar os serviços médicos durante o dia em virtude de suas ocupações.

O assessor de convênios, Wogelsanger Oliveira, professor do Curso de Medicina, que acompanhou o credenciamento do serviço ambulatorial junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e parceria com a Prefeitura de Mossoró (PMM), através da Secretaria Municipal de Saúde, também participou da audiência com o deputado Sousa, a quem apresentou o projeto físico de expansão dos ambulatórios.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO