Guamaré

Prefeito assina ordem de serviço para obra da usina que vai dessalinizar água do mar

Por em 30 de março de 2016 às 22:22:52

DSC_0148-1

O prefeito de Guamaré, Hélio Miranda [PMDB] surpreendeu o público presente na Câmara de vereadores, na tarde desta terça-feira, (29), assinando em plena audiência pública, a ordem de serviço para início da obra da usina de dessalinização, que irá tratar água do mar, e transformar em água potável para a população.

Fizeram-se presentes a audiência pública, além do prefeito Hélio Miranda, vereadores, secretários, assessores, lideranças políticas e religiosas, representantes da empresa Acguapura Ltda a população em geral.

Visivelmente emocionado, o prefeito Hélio convidou dois cidadãos do povo que residem na comunidade de Baixa do Meio e dois da sede em Guamaré, como representantes da população no município para registrar este momento histórico.

A audiência foi presidida pela vereadora Lisete Negreiros, propositora da audiência pública. O diretor, José Alberto, da empresa Acquapura Ltda, responsável pela construção da usina de dessalinização foi convidado para explanar sobre o projeto público presente.

Usando a tribuna, o diretor mostrou todo o projeto, respondeu todas as perguntas, como também esclareceu e tirou todas as dúvidas referentes à obra.

Em seguida foi à vez do secretário de Obras, Keke Rosberg, falar da importância que a obra representa para o município. “O sonho do povo de Guamaré será realizado com uma obra que não se mede”, finalizou.

Cada vereador falou da importância da obra e o bem que irá trazer a população do município. O público presente participou ativamente da audiência com perguntas, que foram respondidas pelo o diretor da Acquapura e pelo o secretário de Obras, Keke Rosberg.

O momento alto da audiência foi na fala do prefeito Hélio, afirmar que o município terá um investimento de R$ 10 milhões na obra, cujo prazo máximo de conclusão será de seis meses.

O prefeito falou que o município tem uma população de 15 mil habitantes, com mais 3 mil flutuantes.

 “Guamaré é um caso à parte em termos de finanças, graças à exploração de petróleo nos seus limites. Mesmo com redução da arrecadação, devido à crise econômica, o prefeito disse que “enxugou” os gastos públicos, o que garantiu os recursos necessários para investir no projeto da usina de dessalinização com recurso próprios do município, sendo o início ao maior projeto a nível de Brasil, transformar água salinas em potável “, disse Hélio com muita propriedade.

Hélio discorreu sobre o problema da falta do líquido precioso, dizendo que, “a falta de água é um problema recorrente no município, ao longo das décadas, e se agravou com a estiagem dos últimos quatro anos”. Também explicou os motivos de optar pela a usina de dessalinização. “No início da gestão pensávamos em construir uma nova adutora, mas com a seca, percebemos que o problema iria continuar”, concluiu o prefeito.

DSC_0079-1

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO