Estado

Saúde vai examinar mais de 45 mil crianças na Campanha do Tracoma

Por em 13 de setembro de 2016 às 15:05:23

Doença ocular crônica, recidivante e endêmica, que pode causar perda da visão, o tracoma exige um exame essencialmente clínico, feito por meio de um exame ocular externo e as crianças de até 10 anos são as mais susceptíveis à reinfecção. Para combater o problema, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) está realizando uma campanha para identificar e tratar os casos.

A meta da Campanha Nacional do Tracoma é examinar 45.514 escolares em 20 municípios do Estado. São duas equipes de 4 examinadores, que estão, desde ontem (12), visitando as escolas com o apoio técnico e logístico das Unidades Regionais de Saúde. Os exames vão acontecer até o dia 25 de novembro.

No RN, a campanha é coordenada pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), vinculada à Coordenação de Promoção à Saúde (CPS).

O diagnóstico do tracoma é essencialmente clínico, feito por meio de um exame ocular externo, realizado por profissional certificado pelo Ministério da Saúde.

Os municípios que vão receber as equipes são Goianinha, Espírito Santo, Canguaretama, Lagoa de Pedra, Brejinho, Natal, Mossoró, Touros, Tangará, São José de Mipibu, Santa Maria, Macaíba, Cerro Corá, Bodó, Caraúbas, Assu, Rio do Fogo, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi e Baía Formosa.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO