Gerais

Pequenas cirurgias de câncer de pele serão feitas por dermatologistas no RN em ação voluntária

Por em 17 de novembro de 2016 às 11:22:40

_mg_0231

Casos de câncer de pele no Rio Grande do Norte serão avaliadas gratuitamente por dermatologistas associados à Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Norte (SBDRN) no próximo dia 26 de novembro.  Os atendimentos gratuitos serão feitos no Hospital da Liga, unidade das Quintas das 8h às 12h.

O mutirão nacional conhecido como Dia C de Combate ao Câncer de Pele terá atendimentos que incluem consultas, orientação e encaminhamento para tratamento, além de pequenas cirurgias em pacientes diagnosticados com câncer.

No Rio Grande do Norte, a equipe de saúde coordenada pela SBDRN contará com mais de 50 profissionais da área de saúde como dermatologistas, cirurgiões, enfermeiros, técnicos, estudantes e equipe de assistência social que atenderá a população de forma voluntária. Além das cirurgias, os dermatologistas farão orientação sobre fotoproteção, diagnóstico e cuidados com a pele.

O presidente da SBDRN, o dermatologista Dr. Leonardo Ribeiro argumenta os cuidados com a pele dos pacientes. “O diagnóstico e tratamento de câncer de pele pode salvar muitas vidas no Rio Grande do Norte que tem índices elevados de radiação solar. Além das pequenas cirurgias, vamos alertar sobre prevenção e cuidados diários com a exposição solar”, destaca o dermatologista.

Na edição do ano passado, 23 estados contaram com a participação de mais de 3 mil dermatologistas voluntários  e uma procura significativa da população. Cerca de 20 mil pessoas tiveram atendimento gratuito e 13,28% (2.651) delas apresentaram lesões de câncer na pele, sendo já encaminhadas para tratamento.

Desde a sua implementação, em 1999 a campanha nacional da SBD atingiu 538.687 pessoas. Em 5 de dezembro de 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em no Brasil.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO