Lajes

Banda filarmônica muda vida de jovens de Lajes

Por em 26 de janeiro de 2018 às 15:14:13

A estudante Samilly Gurgel, 14, começou a construir, em Lajes, a realização de um sonho que tem desde menina: ser professora de música.

Há um ano ela ingressou na banda filarmônica da cidade, financiada pelo Governo do RN por meio do projeto Governo Cidadão, Sethas e Banco Mundial e quer, no futuro, ensinar outras crianças a tocar um instrumento.

A filarmônica Três de Dezembro já conta com 38 integrantes e tem mudado a vida de jovens e adultos de Lajes.

A estudante saiu de Lucrécia para viver em Lajes e já tinha perdido as esperanças e continuar a tocar numa banda, quando soube das inscrições abertas.

Na região Oeste, já tocava clarinete e agora na nova cidade aperfeiçoou a técnica com as aulas do maestro Luiz Dantas. Uma das músicas preferidas de tocar é “Coração”, do potiguar Dorgival Dantas.

“Música me acalma e estar aqui aprendendo essas canções que mostram nossa cultura e a história do RN é muito gratificante”, diz.

Para José Leandro, 34, que já estuda música em nível superior, estar na banda é uma realização pessoal, já que sempre quis tocar em uma e nunca teve oportunidade. O músico toca a tuba, um instrumento de base, e entre suas canções preferidas estão “Coração” e “Anunciação”, de Alceu Valença.

“Aqui a gente aprende a ouvir o que é bom. Resgatamos canções antigas e levamos para as pessoas através dos instrumentos”, define. Assim como Samilly, Leandro também quer ensinar música assim que se graduar.

O maestro Luiz Dantas conta que a banda existe há três anos, mas só agora, após os investimentos do Governo do RN, pôde se estruturar melhor.

Para participar, basta ter acima de oito anos de idade e ser do município. Atualmente 70 crianças participam do projeto, que também envolve aulas teóricas e de flauta.

A filarmônica de Lajes recebeu R$ 90 mil em investimentos pelo projeto Governo Cidadão, que incluem desde os instrumentos musicais até equipamentos e a remuneração do instrutor de música.

Fotos: João Vital

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO