Guamaré

Guamaré é hoje uma cidade mais segura com o aumento do efetivo de policiais

Por em 20 de setembro de 2018 às 16:27:02

Enquanto o Rio Grande do Norte ganha destaque no cenário mundial pelos altos índices de violência, a cidade de Guamaré, situada a aproximadamente 170 km da capital, Natal, segue uma rotina segura e tranquila.

A cidade que tem cerca de 15.309 habitantes, segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pode orgulhar-se de trilhar caminhos contrários ao restante do Estado. Sossego, tranquilidade são adjetivos fáceis de serem pronunciados por qualquer guamareense quando abordado sobre a cidade.

Para a dona de casa, Marinete Pereira, 56 anos, sair de casa com a certeza que de voltará é melhor do que qualquer outra coisa.

“Eu saio de casa para ir comprar as verduras, levo meu dinheiro e celular numa bolsinha, e passa gente, passa moto, e ninguém nem olha torto pra mim. Não tenho nenhum medo de ser assaltada, sei que vou sair e voltar pra minha casa, isso é bom demais. Não tem dinheiro no mundo que compre esse sossego que a gente tem aqui”, frisou ela.

Ocasionalmente, sabe-se de um assalto aqui, um homicídio ali, mas nada que acabe a paz que prevalece em Guamaré. As pessoas continuam a sentarem nas calçadas, as crianças seguem brincando nas ruas, as famílias continuam a terem lazer, é o que destaca João Pedro, 10 anos, recém-chegado a cidade. “Morava com minha família numa cidade grande, Mossoró, lá não podíamos ficar na calçada a noite, quando a gente saia para ir em alguma lanchonete era todo mundo assustado dentro do carro, com medo de um assalto”, relata.

Atualmente, o município conta com o apoio da guarda municipal e da polícia militar para fazerem a segurança, o número de policiamento é reduzido, mas ainda assim é possível vê que existe uma rota ostensiva, guardas em pontos estratégicos da cidade, garantindo assim a tranquilidade e a paz dos moradores da pequena e rica Guamaré.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO