Gerais

Cremern defende classe médica durante Audiência Pública sobre o “Mais Médicos” na AL

Por em 2 de abril de 2019 às 11:40:52

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – Cremern esteve representado pelo seu presidente, Dr. Marcos Lima de Freitas, na audiência pública sobre o ‘Programa Mais Médicos’ no Estado, nesta segunda-feira (01), na Assembleia Legislativa. A finalidade do evento foi buscar soluções para os problemas de fixação dos médicos e a assistência médica no interior do RN.

De acordo com o deputado estadual Francisco Assis de Medeiros, propositor da audiência, as recentes mudanças em torno do Programa Mais Médicos deixaram uma lacuna ainda maior e afeta os municípios.

O presidente do CREMERN, Marcos Lima de Freitas, fez o contraponto do debate. Para ele, não são os médicos brasileiros que não querem ir para o interior nem tampouco é a escassez de profissionais. “É preciso entender a demografia médica para buscar uma solução relacionada a má distribuição dos médicos. A insegurança jurídica nos contratos, junto com a falta de condições de trabalho são os principais fatores”, argumentou o presidente.

Enfatizou que a proliferação de escolas médicas, que o programa permitiu, trará mais problemas do que soluções, pois a maioria das novas escolas não está capacitada para uma boa formação profissional. Reforçou que o programa não trouxe benefícios reais para a assistência primária e citou entre outros exemplos o aumento na incidência de amputações de membros pela falta de controle das doenças crônicas na assistência primária.

Participaram também da audiência representantes da Secretaria de Saúde do Estado (SESAP), da UFRN, OAB e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO