Gerais

Sesap reúne profissionais da saúde para discutir a segurança do paciente

Por em 25 de abril de 2019 às 17:03:31

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promoveu, nesta quinta-feira, 25, no auditório da UnP da avenida Floriano Peixoto, o I Encontro Seguro 2019, com o tema “Sinal Verde para a Segurança do Paciente”. O evento teve a participação de profissionais de saúde de unidades públicas (municipais, estaduais, federais e das Forças Armadas) e privadas de todo o Rio Grande do Norte, além de representantes dos conselhos regionais de medicina, farmácia e enfermagem.

O Encontro foi organizado pelo Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP) da Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur). O NESP é ligado ao Ministério da Saúde e é responsável por todos os Núcleos de Segurança do Paciente do estado.

O cuidado com a segurança do paciente é de grande importância para o serviço de saúde como um todo, incluindo acompanhantes e profissionais, pois resguarda o profissional no sentido de evitar acidentes e, caso ocorram, estabelece os protocolos necessários, sempre com foco na prevenção.

“A segurança do paciente é uma diretriz importante da atual gestão. Este momento é essencial para trabalhar a conscientização dos profissionais que estão nos serviços para que possam ser multiplicadores das boas práticas assistenciais. A Sesap tem o compromisso de incorporar a cultura da segurança do paciente e, independente das dificuldades, avançar”, afirmou Milena Martins, coordenadora de hospitais da Sesap.

Trabalhar a segurança do paciente é ter atenção global a tudo que envolve sua permanência no hospital. Inclui a identificação correta do paciente, a comunicação entre os profissionais, evitar risco de quedas e infecções, entre outras estabelecidas pelo Ministério da Saúde como as principais condutas para garantir a segurança do paciente.

Durante o I Encontro Seguro 2019, foram abordados três temas principais. O “Diagnóstico organizacional da segurança do paciente para a melhoria contínua: cultura e gestão de risco”, apresentado pelo Prof. Dr. Zenewton Gama, da UFRN; “Segurança na hemotransfusão”, com a enfermeira Cecília Olívia, da Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH) e os “Conceitos iniciais e ferramentas de gestão de risco”, com a equipe do NESP.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO